quinta-feira

RISOTOS

Risoto de Frango

Caldo:
1 frango inteiro com cerca de 2,3 kg, limpo
1 1/2 xícara de tomates picados
1 xícara de cebola picada
1 talo de salsão cortado em quatro pedaços
6 ramos de salsa.

Arroz:
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
500 gr de moelas de frango picadas
1 1/2 xícara de tomates sem pele e sementes, picados
1 xícara de cebola picada
2 colheres (chá) de alho amassado
1 folha de louro
4 folhas de sálvia
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
Sal e pimenta a gosto
2 1/2 xícaras de arroz de grãos longos
1 xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de salsa picada.
Modo de Preparo:
Caldo:
Coloque o frango inteiro e todos os ingredientes em uma panela grande, cubra com cerca de 5 litros de água, leve ao fogo alto, deixe ferver, reduza o fogo, tampe a panela, cozinhe por cerca de 1 hora, tire do fogo, deixe esfriar, tire o frango do caldo, elimine a pele, desfie a carne, reserve; coe o caldo e reserve.

Arroz:
Coloque óleo e manteiga em uma panela, aqueça em fogo alto, junte as moelas picadas, frite por alguns minutos, acrescente tomates, cebolas, refogue até ficarem macios, adicione alho, louro, sálvia, extrato, tempere com sal, pimenta a gosto, misture, reduza o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até obter um molho espesso, regando com o caldo sempre que o molho começar a secar.

Junte o arroz, misture bem, regue com o caldo aos poucos (1 xícara de cada vez), cozinhe até o arroz ficar meio mole, acrescente a carne de frango desfiada e misture bem. Tire do fogo, acrescente 2 colheres (sopa) de queijo parmesão, salsa picada, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos.





Risoto de Camarão (4 porções):


    • 500g de camarão médio com casca;
    • 400g de arroz arborio ou carnaroli;
    • 1 dente de alho;
    • 1 cebola pequena picada;
    • 250ml de vinho branco seco;
    • 6 tomates cereja;
    • 1 fatia de pimenta dedo-de-moça;
    • Azeite de oliva a gosto;
    • Salsinha a gosto;
    • Sal a gosto;
    Preparo:
    Comece limpando os camarões, descartando as cabeças e separando as cascas para fazer o caldo de camarão (fumê). Reserve os camarões, eles serão usados quando o arroz já estiver cozido. Para o fumê adicione as cascas de camarão em uma panela com um pouco de azeite, um dente de alho amassado e uma fatia de pimenta dedo-de-moça picada. Refogue as cascas de camarão por 1 minuto em fogo alto, em seguida despeje 1 litro de água, salgue e deixe cozinhar por 20 minutos. Depois de pronto, passe o fumê em uma peneira e inicie o preparo do risoto. Em uma panela coloque um pouco de azeite e refogue por um tempo a cebola juntamente com o arroz, em seguida adicione o copo de vinho e continue mexendo até o vinho evaporar. Cubra o arroz com um pouco do fumê de camarão e siga mexendo para não grudar. Não deixe secar muito, vá incorporando o fumê e mexendo até o risoto ficar pronto, o que deve levar por volta de 10-12 minutos, dependendo da intensidade do fogo. Ao final do cozimento, acrescente os tomatinhos cortados ao meio, sem sementes e amassados. Lembre-se, o risoto deve ficar al dente, isto é, com os grãos macios por fora e crocantes por dentro. Arroz no ponto certo, desligue o fogo deixe a panela de lado. Para finalizar, salteie os camarões limpos em uma frigideira com um pouco de óleo, quando começarem a ficar rosados, pegue a frigideira e despeje os camarões na panela do risoto. Misture tudo, adicione salsinha picada, um pouco de azeite de oliva extra virgem, corrija o sal e sirva.



  • Um comentário:

    1. Olá abençoada do Senhor!

      Estava a procura de um blog com dicas utilitárias. E finalmente encontrei...
      Amei as suas dicas que estão a esquerda na barra lateral; nós donas de casas, precisamos estar sempre ligadas pois o nosso cotidiano é cheio de novidades e muito trabalho.
      Quero parabenizá-la e dizer que continue postando essas pérolas. Que o Senhor Jesus te abençoe e te guarde!

      Em Cristo,
      Blog Fruto do Espírito
      ***Lucy***

      ResponderExcluir

    Olá, seja bem vindo!
    Sua opinião é muito importante.
    Deus abençoe sua vida.