quinta-feira

Bolo de maracujá




Fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo), o maracujá ainda possui propriedades que funcionam como calmante natural no organismo humano.
Eita frutinha "poderosa"! e que eu também tenho privilégio de ter um pé aqui no quintal de casa, e que foram utilizados nesta saborosa receita.



INGREDIENTES:
Massa: 2 xícaras (chá) peneiradas de farinha de trigo com fermento
             1 xícara rasa (chá) de suco concentrado de maracujá ( utilizei um maracujá pequeno)
             3 ovos
             1 colher  (sopa) generosa de margarina
             1 1/5 de açúcar refinado

Calda: 1 maracujá grande(Retire a película mais utilize as sementes)
            1 1/5 xícara (chá) de água
            2 colheres ( sopa) rasas de amido de milho
            1 xícara de açúcar

MODO DE PREPARO:
            Coloque as gemas com o açúcar e a margarina na batedeira, bata até que fique bem misturados acrescente o suco e bata novamente, vá acrescentado aos poucos a farinha de trigo, até obter uma massa lisinha, homogênea.
               Bata as claras em neve e misture delicadamente na massa sem bater ( com auxílio de uma colher).Coloque em forma untada e enfarinhada, leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 30 minutos( a temperatura varia de fogão para fogão).Dica: Para verificar se está assado por dentro utilize o velho truque de enfiar o palitinho o bolo pra ver se o palitinho sai sequinho .

Calda: Enquanto o bolo assa, junte em uma panela a água, o maracujá, o açúcar e o amido de milho, mexa e leve ao fogo brando até engrossar.

Finalizando: Desenforme o bolo (já frio), e coloque sobre ele a calda de maracujá
Dica: Fica muito bom se servido gelado.

Compota de figos


Rico em ferro, potássio e cálcio, o figo reforça o sistema imunitário, tem efeito relaxante e diurético e é ainda um excelente aliado no combate à fadiga mental.
Por ter o privilégio de cultivar um pé desta fruta aqui em casa, hoje resolvi compartilhar com vocês essa saborosa receita, que fica mais gostosa ainda acompanhada com sorvetes, creme de leite; pode-se também bater no liquidificador que vai virar uma deliciosa geleia pra por em torradas, biscoitos, etc.
Aqui em casa meu marido, come até na gelatina e bolos,rsrs.


Nesta receita eu usei:

1 kg de figos
2 1/5 xícaras(chá) de açúcar
3 xícaras(chá) de água
1 pau de canela
cravos da índia à gosto

Modo de preparo:

Figos: Lave-os em água corrente, e faça cortes em formato de cruz onde fica os cabinhos,feito isso, coloque-os em uma vasilha com água e leve à geladeira por + ou- 1hora.
 Preparação: Em uma panela de fundo grosso, junte o açúcar, a canela e os cravos, deixe aquecer um pouco, escorra os figos gelados coloque-os na panela( Quado perceber que o açúcar começa a dar uma leve dourada pelos cantos da panela, acrescente a água até que cubra todo figo, aguarde até que comece levantar fervura, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando, por cerca de 40 minutos até que os figos fiquem macios.
Dica: Se preferir que fiquem com mais calda, basta acrescentar um pouco mais de água, antes de apagar o fogo e deixar ferver por mais alguns minutos.

Imagem da amostra


terça-feira

ARROZ COM BRÓCOLIS


Rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como ACB1B2B6K, bem como fibra alimentar, o brócolis é considerado um super alimento e de pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal). Além de tudo isto em sua composição, o brócolis também é conhecido por possuir propriedades anticancerígenas, por conter fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. Pesquisas relatam  que o consumo diário de brócolis evita doenças do coração, evita úlceras e gastrites.

   Muito bom,aqui em casa consumimos bastante, minha filha gosta d+.

Ingredientes

1 colher (sopa) de óleo

1/2 cebola pequena picada

1 xícara e meia (chá) de arroz crú

3 xícaras (chá) de água fervente (600ml)

1 colher (chá) de sal não cheia

2 xícaras (chá) de flores de brócolis picadinho

1 xícara (chá) de queijo minas cortado em cubinhos

    Modo de Preparo

Numa panela média, coloque o óleo e leve ao fogo para aquecer

Junte a cebola e refogue bem

Adicione o arroz e refogue

Acrescente a água fervente, o sal e o brócolis e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada, por 20 minutos ou até secar.

Imagem da amostra

RABANADA DE FORNO



Esta receita é muito simples de fazer, e pra quem assim como eu prefere alimentos light ,pode substituir o leite integral por leite desnatado, o açúcar por adoçante forno e fogão e por cima pode substituir o açúcar com canela, por leite em pó desnatado com a canela.

INGREDIENTES:
05 unidades de pão francês amanhecido
02 xícaras de leite
01 copo de açúcar
02 ovos
01 colher de essência de baunilha
MODO DE PREPARO:
Unte uma forma de 25 cm de diâmetro com margarina
Corte os pães em rodelas e forre a forma
No liquidificador,bata o leite,os ovos,o açúcar e a essência de baunilha
Colocar a mistura sobre os pães e apertar com o auxílio de uma colher,até que fiquem
bem molhados
Fazer uma mistura com canela em pó e açúcar( opcional - cravo),salpique por cima
dos pães e leve ao fogo.
Nota: servir gelada.
Imagem da amostra

COQUETEL DE MARACUJÁ



500 ml de suco de maracujá
04 colheres (sopa) de creme de leite
200 ml de leite condensado
06 cubos de gelo
200 ml de guaraná

 MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes no liquidificador,bata bem e sirva.

Dica:  Pode ser acrescentado raspas de laranjas
Rendimento: 08 copos
Tempo de preparo: 10 min.
Imagem da amostra

Lentilha saborosa


Cansado(a) de comer aquele feijãozinho preto de todo dia?! hoje vim trazer uma deliciosa sugestão de preparo de lentilha uma boa fonte de fibras capazes de  baixar o colesterol. Não só ajudam a reduzir o colesterol, como possuem um poder especial de controlar distúrbios de açúcar no sangue devido o seu alto teor de fibras, que impede que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente após uma refeição. Mas esse é apenas um dos muitos benefícios que as lentilhas têm para oferecer. Também fornecem uma quantidade excelente de seis minerais importantes, dois B-vitaminas e proteínas, tudo praticamente sem gordura. Tudo isto com apenas 230 calorias num copo inteiro de lentilhas cozidas.

INGREDIENTES:
1 pacote de 500 g de lentilhas
1 litro de água
1 cebola pequena
3 dentes de alho amassados
1 tomate grande(sem pele)
1 colher (sopa rasa ) óleo de soja ou azeite
1 folha de louro
Cheiro verde(salsinha e cebolinha)
Sal à gosto

Modo de preparo:


Lave bem a lentilha, coloque em uma panela a água, junte a lentilha a folha de louro e cozinhe com a panela semitampada por cerca de 15 minutos. Quando estiver reduzida a água e a lentilha estiver macia sem desmanchar retire do fogo.
Em uma frigideira, aqueça o óleo ou azeite, acrescente o alho e a cebola picada, refogue até que fiquem dourados, acrescente o tomate picadinho, sal e mexa por alguns segundos, em seguida despeje sobre a lentilha, acrescente o cheiro verde.Volte ao fogo até levantar fervura, sirva a seguir.
Imagem da amostra

Panquecas Ligth

Esta massa fica muito leve e saborosa, aqui em casa faço variação de cores e sabores, pode-se acrescentar à massa, beterraba, cenoura ou espinafre.

Ingredientes:

MASSA
1 ovo 
200 ml de leite desnatado
1 xícara (chá) de farinha de trigo c/fermento
1 colher(sopa) de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal

RECHEIO

1 peito de frango pequeno(300g)
Cerca de 1 1/5 de água
1 cebola picadinha
2 dentes de alho(amassados)
1/5 lata de milho verde
50 g de azeitonas picadinhas 
1 colher (sobremesa) de ervas finas
Cheiro verde picadinho
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 tomates picadinhos
molho de tomate à gosto

Modo De Preparo:

Recheio: Em uma panela de pressão aqueça o azeite, acrescente o alho,cebola, dê uma leve dourada e acrescente o peito de frango, sem pele cortado ao meio,dore -os de todos os lados, acrescente água até cobri-los, tampe a panela, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, retire do fogo e verifique se já está mole e cozido(se ainda estiver com água volte ao fogo) o tempo varia de tipo de panelas;O ponto ideal do peito, será quando pressionado com uma colher de pau ele desfie ( vá pressionando a colher de pau sobre o peito até que fique totalmente desfiado), feito isso, volte a panela ao fogo e vá acrescentando os demais ingredientes ( deve ficar um molho firme ).Reserve.
Massa: Bata no liquidificador todos os ingredientes ( esta mistura deverá ficar um creme fino mais não muito liquido, irá depender do tamanho do ovo utilizado, se por acaso ficar liquida demais acrescente um pouco mais de farinha de trigo)

Montagem: Aqueça uma frigideira anti aderente, com um fio de óleo, espalhe-o sobre toda frigideira, com a ajuda de uma toalha de papel, feito isso, coloque um pouco da massa, segure no cabo da frigideira e vá distribuindo a massa até que se espalhe por toda frigideira( sempre com o fogo brando),com o auxilio de uma colher ou espátula vá soltado as bordas e vire a panqueca( repita o mesmo até terminar toda a massa).
Coloque o recheio( uma a uma) enrole, arrume-as sobre uma travessa que possa ir ao forno. Com o restante do recheio, volte ao fogo, acrescente um pouco mais de água( não muito), somente para formar um molho para cobrir todas as panquecas, despeje sobre as panquecas , polvilhe queijo parmesão, ricota, ou queijo minas ralados, e leve ao forno pra gratinar.
Imagem da amostra